sábado, 7 de julho de 2012

Que lealdade?


          Engraçado como são as relações de amizades, quando olhamos de perto nossos amigos as vezes conseguimos perceber os nosso próprios defeitos .. alí .. estampado nele. Isto talvez aconteça porque, de uma forma lógica, as pessoas se unem com os seus semelhantes. Mas as vezes nos surpreendemos....
            Talvez este reconhecimento no outro é o que nos faz viver esta amizade de uma forma plena, e por mais grave que seja o erro de nosso amigo nós paramos, ouvimos, sorrimos, as vezes repreendemos  e damos conselhos, muitas vezes inúteis já que aconselhar o próprio espelho causa uma distorção na imagem.
            Mas as vezes o deslize é tão grave que não conseguimos perdoar .. é ... eu não sou tão magnânimo assim. Longe da teoria de que só “Deus” pode perdoar,  frase a qual não acredito, já que quem foi magoado na história toda foi eu e não “Deus” , algumas vezes alguém muito próximo comete um erro grave e que não dá pra engolir, e pra mim, um dos erros mais graves numa amizade é a deslealdade.
           Acho que a amizade nasce com a lealdade, e claro, assim como ela vai tomando força com o tempo e a sua falta  causa um dano irreparável. Dos nossos inimigos, conhecidos ou colegas podemos esperar tudo, enfim eles não têm nenhum “compromisso” ou não os conhecemos direito , mas um amigo virar as costas, ou simplesmente nem olhar para o lado quando você precisa, aí a coisa desandou de vez.
          Já sofri isso na carne, e o corte foi bem profundo, tentei um curativo anos depois, mas a cicatriz já estava lá e sinceramente ... acho que não vai se apagar não.
         Uma pessoa muito próxima têm passado por isso ultimamente, acho que por isso estou escrevendo sobre o assunto, alguns  amigos  que se diziam tão próximos, “pro que der e vier”,  de repente se calaram numa situação, com o intuito de serem profissionais e justos, poxa .. se você não é justo nem com sua amizade e prefere confiar num estranho, que raio de amizade é essa.
 Não consegui entender muito bem esta situação, você é amigo da pessoa ao seu lado, sabe o quanto ela é capaz mas talvez por um capricho ou mesmo fraqueza, sem mesmo se desculpar ou se explicar prefere deixar de lado a situação e não se comprometer. 
Olha .. este não é meu mundo ... se você é capaz de me dar as costas então não se venda como um amigo para mim, amizade só nas boas horas não é amizade.  A balança é meio complicada quando você pesa o seu lado pessoal e profissional, principalmente se seu amigo está em jogo, mas de boa .. minha vida profissional vai acaber em um determinado momento da minha vida .. já meus amigos ... quero que segurem o meu caixão.
                A esta pessoa que se sentiu traido, posso dizer por experiência, a gente se fortalece, e tomara que você possa perdoar ... eu ainda não consegui.

0 comentários:

Postar um comentário